terça-feira, 30 de setembro de 2008

HISTÓRIA DO NAMORO NA ADOLESCÊNCIA

O fato, bastante freqüente, de que a amizade íntima entre dois jovens de sexo diferente rapidamente desemboque no namoro não representa um problema sério em certos casos, mas noutros sim. Não é preocupante (ao menos em princípio) que a partir de certa idade e de certo nível de maturidade pessoal a amizade se converta inesperadamente em namoro. Mas há um problema importante, pelo contrário, quando não se dão essas duas condições, idade e maturidade: neste caso, estamos diante de um namoro prematuro.
O namoro perde todo o seu sentido quando se transforma num grosseiro ensaio da vida conjugal. Deve-se esclarecer aos jovens que "o namoro é um período em que se promete tudo, mas não se dá tudo. É um período em que a promessa de amor amadurece gradativamente. Se alguém dá tudo ou toma tudo num contexto que não é definitivo, busca algo que supera a condição presente, que é a de os namorados se conhecerem e saberem respeitar-se mutuamente. E sofrerá, mais cedo ou mais tarde, as conseqüências de ter lesado o amor"

Um comentário:

Ana disse...

eu sou so mais uma rapariga entre muitas, e sei que por vezes falar com os nossos pais sobre o amor, o namoro, e o sexo é muito dificil, pra eles é tudo da idade, mesmo quando nos descordamos, se queres falar, desabafar, tirar duvidas ou simplesmente contar me a tua historia adiciona me no gmail, e se nao tiveres conta, cria uma, estou a espera de ajudar no que for possivel (tambem sou uma adolescente e ja tive muitas duvidas, e nunca quis falar com os meus pais nem com os medicos e psicologos da net, por isso qualquer duvida :
amiga.adolescente@gmail.com), tambem estou disposta a ajudar os pais que nao sabem o que fazer, posso dar todas as opinioes que um(a) adolescente pode ter e dessa maneira os pais podem ver tambem o lado dos adolescentes...se precisar fale, e pergunte, eu ajudo no que me for possivel, dou conselhos de como lidar com os filhos nesta fase e pode ser que tudo melhore e comece a compreender o seu filho e a ter uma relação mais aberta com ele(a) Beijos